18 julho 2013

Resenha - No escuro, Elizabeth Haynes

SÉRIE: Volume Único
AUTOR: Elizabeth Haynes
EDITORA: Intrínseca
PÁGINAS: 333
LANÇAMENTO: 2013
CONCEITO: Ultra Recomendado

“Levantar da cama não é um problema para mim; o problema é sair de casa. Depois de tomar banho, me vestir e comer alguma coisa, inicio o processo de verificar se o apartamento está seguro, antes de sair para o trabalho. É como o inverso do que eu faço à noite, só que um pouco pior, pois sei que o tempo está contra mim. Posso passar a noite toda conferindo tudo, se eu quiser, mas de manhã sei que tenho que ir para o trabalho, de forma que há um limite. Preciso deixar as cortinas da sala de estar e jantar ao lado da varanda abertas exatamente no mesmo ponto todos os dias, caso contrário não poderei voltar para casa. (...) A porta é o maior problema. Onde eu morava antes, naquele apartamento de subsolo em Kilburn, pelo menos minha porta dava direto para a rua. Aqui tenho que verificar várias vezes a porta do meu apartamento – entre seis e doze vezes – e depois a porta do prédio, que dá para a rua.” (pág. 16)

Em Escuro somos apresentadas a duas Catherine Bailey simultaneamente.
Outubro de 2003, Catherine é alegre, divertida e bem sucedida; aproveita sua vida ao máximo saindo todas as noites para beber e dançar com os seus amigos. Ela levava uma vida meio adoidada, bebendo até cair, passando as noites em casas de estranhos que conhecerá na balada e muitas vezes acordando em lugares onde ela nem se lembrava de ter ido. Até que ela conhece Lee Brightman que estava trabalhando de segurança na boate que eles decidiram ir naquele dia das bruxas. Um homem lindo e charmoso, que conseguiu conquistar das as suas amigas... Mas nem tudo era o conto de fadas que parecia ser, e o sonho que ela pensou estar vivendo ao lado de Lee começou a se tornar em pesadelo.
Outubro de 2007 - quatro anos depois -, Cathy luta contra o seu transtorno Obsessivo-Compulsivo que a obriga a verificar meticulosamente sua casa todos os dias. Ela sabe que perde tempo verificando a tranca da porta duas, três, quatros vezes, mas só isso alivia – momentaneamente – o seu nervosismo. Depois do trágico fim de seu relacionamento com Lee, ela tenta levar uma vida normal em uma nova cidade e com a ajuda de seu vizinho Stuart Richardson ela passa a enfrentar os seus medos para tentar curar agora a sua mente. Mas um telefonema eleva todos os seus níveis de ansiedade.

No Escuro foi o primeiro thriller que eu li, e nossa, se eu soubesse que era algo tão bom assim eu já teria me rendido a eles antes. O esquema de escrita dele alterna o presente e o passado de Cathy. E confesso que isso as vezes me deixava meio nervosa porque eu estava avida por saber o que viria a seguir, mas ai o tempo mudava. Mas claro que isso me fez devorar o livro o mais rápido que eu pude. Os personagens são complexos e tudo é muito bem escrito. Eu achei que o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) foi bem abordado, mostrando algumas breves explicações psicológicas – mas que poderiam ter sido muito mais aprofundadas – e o lado de quem sofre desse transtorno.
O livro me fez refletir muito, não só sobre os relacionamento abusivos, mas no fato de que no momento que ela mais precisou, nenhuma amiga dela conseguiu acreditar nela! Eu consegui me por no lugar dela em todos os momentos e nossa, isso é assustador!
A diagramação dele é simples como era de se esperar. O livro não é dividido por capítulos, apenas pelas datas que alternam os fatos, e eles podem ser bem curtinhas de meia pagina, ou de duas, três páginas. Não vou negar que senti um pouco de falta dos capítulos, e que às vezes sentia que a estória era cortada de forma brusca. O tamanho das letras é razoavelmente pequeno (parece ser times 11) e a utilização das margens é boa. A capa é bonita e acho que passa a imagem correta sobre a trama.

É isso gente, o livro é muito bom! O final dele é muito bacana também, eu imaginei vários finais e nenhum deles se concretizou, mas o da Elizabeth foi de dar um frio na espinha. Apensar do tema pesado, achei que o livro é ‘leve’ e por isso indico a todos que querem iniciar nesse gênero! Leiam e reflitam sobre ele, vale muito a pena.


8 comentários

  1. Oie :)

    Nossa pelo o que você disse esse livro promete bastante coisa em, fiquei muito interessado agora, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim.
      espero que consiga ler. é uma experiencia muito boa.

      Excluir
  2. Olá !!

    Nossa, fiquei interessada por esse livro. A capa me remeteu a um outro tipo de história, mas a sinopse já me convenceu por completo, e a sua resenha também. Curti a abordagem do TOC e os quesitos que levaram a protagonista a desenvolver a doença.

    Ótima resenha!

    Beijos,
    http://www.livrosetudoqueadebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk eu acho super legal quando acontece isso. mas a capa tem haver com a estória, ao ler voce descobre isso.
      Fico feliz flor. espero que voce possa ler ele logo =)
      beeijos

      Excluir
  3. Oii Dreeh!
    Acho que li somente um livro que nem sei se pode ser considerado um thriller, e morro de curiosidade de me afundar em livros do gênero. Vi algumas pessoas comentando esse livro e fiquei muito curiosa pela leitura.
    A Chaty sofre nas mãos do marido não é? Essa coisa de abuso e violência às mulheres é abordado no livro, estou certa?
    Saber que gostasse me deixa mais curiosa ainda.
    Ahhhh eu também não esqueci do seu aniversário não hein! Te mandei um email no domingo, 14, não sei se visse.

    Beijos, Greice.
    http://diariodaalvorada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, ela sofre bastante.
      aah, leia greice! tenho certeza que voce vai gostar muito!
      alem de um livro, ele é um aviso para que voce tome cuidado com as pessoas com as quais se envolve.
      aah, eu vi *-* obrigado flor!

      beeijos

      Excluir
  4. A capa chamou minha atenção(eu curto thriller e terror, são dois dos meus gêneros preferidos rs) A sinopse já levanta o tema do TOC, que eu achei diferente, não me lembro se já li algum livro com destaque nessa doença, acho que não. E pela sua resenha o entrelace do TOC com o que levou a Cathy à doença parece ser muito interessante! Já sei de cara que vou odiar esse Lee com TODAS as minhas forças. E tipo, eu confesso, não tenho muita paciência pra livros que ficam alternando o passado e o presente o tempo todo e de forma abrupta, mas esse em especial acho que deve valer muito à pena! Fiquei super curiosa, sua resenha me conquistou totalmente. Quero muito saber o que acontece com os personagens. Mais um livro pra minha listinha aiai kkk
    Parabéns por mais uma ótima resenha Dreeh :)
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sério? pra mim é um gênero tao pouco explorado ainda..
      É muito interessante, você descobre o porque ela desenvolveu, e que isso tem muito sentido. o toque não é uma frescura dela, mas quase uma questão de sobrevivência.
      Obrigado flor. Espero que voce goste da leitura!
      Beeijos.

      Excluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥